Guia do Publicador. Capítulo 3 – Gerenciando Posts (Artigos)


Sobre os Posts / Artigos

Os Posts são conteúdos dinâmicos, ou seja, são conteúdos que possuem relacionamento com categorias.

Um post é um artigo que será adicionado ao site, exemplificando: imagine-se um jornal, onde cada notícia neste jornal, em que cada notícia é um artigo e dentro deste jornal, existe colunas principais, as quais são que as categorias do website.

Adicionar novos posts

Para adicionar um novo post clique no menu de navegação, ou seja, na seta que se encontra à direita. Com o clique, o menu de opções será aberto.

Escolha a opção Adicionar novo.

Posts

Após clicar em Adicionar novo, será aberta a tela de edição de artigos. Nesta tela pode-se visualizar todas as opções de publicação disponíveis para os artigos, isto é, inserir imagens, vídeos, arquivos, textos, formatar textos, escolher categorias e palavras-chave, mudar o status do artigo entre outros.

Adicionar novo post

Opções de Formatação de Post

Este é o menu de formatação de texto do WordPress, no qual se pode atribuir negrito, itálico, criar listas ordenadas e não ordenadas, criar citação, mudar alinhamento de textos e imagens entre outros.

No botão assinalado em vermelho, você poderá visualizar outras formatações extras do sistema, que são: Formatação de títulos, sublinhado, texto justificado, mudança de cor em textos e outras.

As duas opções assinaladas em laranja são importantíssimas, pois através destas você irá copiar e colar textos pré-formatados em documentos de texto normal, formatados em MS Word ou Open Office.

Formatação

Observação: Esteja sempre atendo, pois o WordPress permite você copiar e colar textos sempre passar pelo botão de colar do Word, com isso você poderá colar excesso de formatação do Word para o seu artigo e desta forma isso poderá prejudicar a visualização do seu website.

Adicionar Fotos e Arquivos

O WordPress nos permite adicionar qualquer página ou imagem ao seu artigo com bastante facilidade. Para inserir basta escolher a opção Upload / Inserir » Imagem, Vídeo, Áudio ou Mídia.

Fotos

Após clicar, localiza-se a imagem desejada e envia ao seu servidor web.

Selecionar arquivos

Após enviar o arquivo para seu servidor web, você tem a possibilidade de adicionar um título à imagem, colocar uma legenda, descrição e tamanho da imagem.

Em seguida clique em Inserir no post.

Inserir no post

Após colocar a imagem no post, você ainda poderá alinhá-la, clicando sobre a figura utilizando as opções de alinhamento à esquerda, à direita e centralizado.

Adicionar Vídeos do Youtube / Google Vídeos e outros

O WordPress nos permite adicionar vídeos à sua página ou artigo com bastante facilidade. Para inserir basta ir em Inserir / Editar mídia incorporada.

Adicionar videos

Após o clique será aberta uma nova janela, em que se pode colocar o endereço do vídeo que se encontra no youtube ou do seu servidor web. O WordPress também permite a escolha da dimensão do vídeo, no entanto a dimensão padrão é de 425×350 pixels.

inserir e editar mídia

Inserir vídeos através do seu servidor

Caso o vídeo esteja em seu servidor web, copie o URL do vídeo no momento em que você realizar o upload do arquivo para o servidor. Para enviar o arquivo ao servidor não se precisa necessariamente inserir o arquivo no artigo, vale dizer, pode-se enviar arquivos ao servidor copiando o URL do arquivo.

URL do link

Após copiar siga o procedimento de publicar o vídeo por meio da opção Inserir/editar mídia incorporada.

Opções de Publicação

Estas são as opções de publicação de Artigos, ou seja, pode-se informar o status do artigo, seja um rascunho ou um artigo à revisar. Contudo, pode-se mudar a visibilidade do artigo, ou seja, ser um artigo público, com senha de acesso ou privado.

Existe ainda a possibilidade de publicar um artigo imediatamente ou alterar a data do lançamento. Com isso, pode-se publicar o artigo na data escolhida, podendo ser anterior ou futura.

Clicando em publicar, o artigo será publicado e colocado no ar, respeitando as opções inseridas de status, visibilidade e data.

Publicar

Sobre Tags e Categorias

Tags

Uma das opções mais importantes do WordPress são as Tags (palavras-chave), que devem ser colocadas de forma padronizada, ou seja, deixando as palavras curtas e sempre escrita da mesma forma. O WordPress realiza o cruzamento destas palavras por meio da página de category/archives e catalogará todos os artigos com as mesmas palavras em uma categoria extra.

Categorias

São os “temas” que seu website possui, ou seja, cada post deverá conter uma categoria que armazena a informação em um local específico. Esta categoria poderá conter milhares de outros artigos.

Exemplificando: Seu portal possui uma coluna chamada ESPORTES, onde todos os artigos relacionados a esportes deverão ser marcados com a categoria Esportes.

tags

Permitindo comentários e TrackBacks, respondendo comentários e mudando a autoria do post.

Existe a possibilidade de permitir comentários em artigos e permitir trackbacks.

Por padrão, o WordPress permite que todos os artigos sejam comentados, ou seja, se você não quiser que seu artigo não possua o formulário de comentários, desmarque a opção.

A opção de permitir trackbacks é bastante interessante. Pois, com ela pode-se visualizar se algum outro website está utilizando informações do seu portal. Se você não quiser ser notificado se alguém está utilizando as informações do artigo, desmarque a opção.

Discussão

Pode-se aprovar comentários dentro do próprio post, ou seja, editando-se o artigo após este receber algum comentário.

Surgirá uma caixa com os últimos comentários.

Há opções para aprovar, rejeitar, excluir, editar e responder o comentário, sem ter que acessar a aba de comentários.

Com a opção de Autor do post, permite-se atribuir a elaboração do artigo a outro usuário administrativo do website.

Editando Posts

Após publicar o post você poderá gerenciar todos os artigos clicando no aplicativo Editar. Aí tem-se uma visão geral de todos os posts que foram publicados e aqueles que se encontram em rascunho.

Nesta tela será possível visualizar o título do artigo, autoria, categorias, tags utilizadas, total de comentários e data de publicação.

Colocando o cursor sobre o título do artigo é possível visualizar o menu de edição com as opções de:

Editar

Edição rápida Excluir

Ver

Plano Geral

Olá mundo