Scripts MK


Uma ferramenta muito importante e pouco explorada no Mikrotik é sua linguagem de script. Minha pretenção é descrever meios de se usar essa ferramenta e apresentar exemplos úteis possibilitando aos interessados boa fonte de consulta e reunião de dados.

No manual do Mikrotik, versão 2.9 existe um capítulo chamado “Scripting Host” que explica o uso da linguagem. Curiosamente, no manual que possuo da versão 3.0, não consta nenhuma referência a linguagem de script, porém é possível usá-la.

No wiki oficial do Mikrotik, existe muito material de consulta sobre a linguagem Script. A começar por Scripting – MikroTik Wiki que faz uma explanação sobre os comandos e sintaxe e Script – MikroTik Wiki com outras informações de consulta e variaveis de ambiente.

Se mantendo no wiki, outra página se destaca: Scripting-examples – MikroTik Wiki que contém alguns exemplos de scripts e, por fim, essa página: Scripts – MikroTik Wiki que traz uma sequencia grande idéias e exemplos.

Longe de esgotar o assunto, o material acima, mesmo estando em inglês, proporciona uma grande fonte de consulta e observe que estão todos no próprio site do Mikrotik. Abaixo relaciono outros artigos sobre script e exemplos recolhidos na Internet:

  • Scripts


  • Essa lista apresentada é dinâmica, isto é, outros links serão cadastrados e aparecerão automaticamente, se alguém desejar enviar novos links basta nos enviar usando a opção “Geral / Contato” no menu acima.