História 2 (Telas)


Arrumando velhos livros, consegui recuperar e “scanear” algumas telas do BDI BBS original. O livro em questão é “Conectividade e BBS” de Carlos Henrique Mink e foi lançado em 1996, as telas em questão são de antes disso, quando o BBS ainda dispunha de uma única linha telefônica para atender as conexões.

telas0003
Essa era a tela inicial do sistema, onde os usuários digitavam Nome e depois a senha. Era recebida logo após fechada a conexão.

telas0004

Essa era a tela de boas vindas, a idéia era ter uma variedade de assuntos, mas a parte mais ativa era a Brasil Network, que vinha do primeiro nome do BDI BBS que era BrasilNet BBS.

telas0005

Esse era o Menu Principal, a tela de opções, a curiosidade era o “Sintel 20″ que era um CD com milhares de programas em DOS (sim nessa época se usava o MS-DOS).

telas0006

Uma das telas internas, essa era para poder listar (e fazer download) os arquivos do sistema disponíveis para download, a lista de todos os usuários do BBS, os usuários que conectaram naquele dia, etc.

telas0007

Um exemplo da lista de arquivos, era bem longa. No auge eu tinha 7 CD´s de programas para download, considerando o pequeno tamanho dos programas DOS e Windows da época, haviam milhares de arquivos, programas, jogos, etc.

telas0008

Como na época a banda era hiper estreita, conexões de 2400 a 14400 bps (isso mesmo!) existia um programa que gerava um pacote, zipado, das mensagens que interessava ao usuário. Isso ganhava tempo pois ele poderia ler as mensagens desconectado e com calma, sem gastar seu tempo disponível daquele dia.

telas0009

E por fim, uma tela de exemplo do programa OLMS, que estava instalado no micro do usuário para ler aquele pacote zipado (compactado) que ele baixou na tela anterior.  Essa daí tem um exemplo de mensagem que convocava para um encontro de usuários que nós fazíamos todo primeiro sábado de cada mes em Itaipava-Petrópolis-RJ junto com o pessoal do Serra BBS e do grande amigo Jororo… :-)

E abaixo a fonte dessas telas:

cbbs