Por que usar Mikrotik RouterOS? (Parte2)


RouterOS

.

Continuando no assunto: Por que usar Mikrotik RouterOS? A segunda parte da descrição da empresa Mikrotik e das funcionalidades e recursos do RouterOS. Essa é a segunda etapa, com a devida autorização autor, Rodrigo Gregório (Geeek), MTCNA – MikroTik Certified Network Associate, Consultor Mikrotik Oficial no Rio de Janeiro.

MikroTik é uma empresa da Latvia (Letônia), fabricante de equipamentos para redes de computadores. Vende produtos wireless e roteadores. Foi fundada em 1995, com intenção de venda no emergente mercado de tecnologias wireless. Seus equipamentos são muito utilizados por provedores de banda larga e empresas dos mais variados segmentos (hotéis, pousadas, universidades, empresas, etc) em todo o mundo, em função de sua conhecida estabilidade e versatilidade.

RouterOS

O principal produto da empresa é o sistema operacional baseado em Linux chamado MikroTik RouterOS. Ele permite que qualquer plataforma x86 torne-se um poderoso roteador, com funções como VPN, Proxy, Hotspots, Controle de Banda, QoS, Firewall, dentre outras, que variam de acordo com o nível de licença do sistema adquirido.

Com o RouterOS pode-se criar uma rede muito segura, com um firewall eficiente e concatenação de links. Além disso, o sistema conta com o suporte de protocolos de roteamento, entre eles BGP, RIP, OSFP, MPLS, etc.

Para a administração deste ambiente, os seguintes métodos estão disponíveis:

* Console (CLI) — todas as funções podem ser configuradas via linha de comando (teclado e monitor ou remoto)
* Winbox (GUI) — software de configuração que roda em plataforma Windows, Linux ou Mac. Oferece uma sofisticada GUI para o sistema permitindo, também conexões FTP e Telnet, além de acesso por SSH.
* WEB (remoto) — configuração em ambiente web, porém limitado
* Dude — software que permite a criação e manutenção de toda a rede. Permite o mapeamento da rede e também monitora em tempo real a banda dos links e funciona como ferramenta de monitoramento, indicando quando hosts estão ativos ou caídos.

Outras funções/modos de operação são:

* Roteador dedicado
* Bridge com filtros em layer2
* Firewall com layer7 e diversos filtros
* Controle de velocidade, garantia de banda, burst, hierarquia e disciplinas de filas
* Ponto de Acesso Wireless modo 802.11 e proprietário, cliente wireless
* WDS, NSTREME, NSTREME Dual
* Concentrador PPPoE, PPtP, IPSeC, L2TP, etc.
* Roteador de Borda
* Servidor Dial-in e Dial – out
* Hotspot e gerenciador de usuários
* WEB Proxy (cache de páginas e arquivos)
* Recursos de Bonding, VRRP, etc.
* Virtualização com Xen e MetaRouter
* Linguagem avançada de scripts
* Roteamento com OSPF, MPSL, BGP, etc.
* Ferramentas: watchdog, bandwidth test, torch

RouterBOARD

RouterBoard é o nome dado a uma série de produtos MikroTik que combina o RouterOS com uma linha de hardware próprio. É projetado para provedores de pequeno e médios porte, oferecendo acesso banda larga via rede sem fios. São equipamentos de rádio ou roteadores compactos, que tem a capacidade de montar links wireless com alta capacidade de tráfego, inclusive utilizando duas antenas e uma configuração especial chamada Nstreme. Além disso, conta com inúmeras ferramentas de análise e monitoramento.

Fonte: Googlada.

Agradecimento:

Rodrigo Gregório (Geeek)
MTCNA – MikroTik Certified Network Associate
Consultor Mikrotik Oficial in Rio de Janeiro
Tel: (21) 7876-2658 / Nextel ID: 91*20336

Meu telefone, rádio e msn é somente para Consultoria!

Comente