Por que usar Mikrotik RouterOS?


RouterOS

Ontem, 11/01/2011, foi aberto um tópico com a pergunta: Por que usar Mikrotik RouterOS? Uma das primeiras respostas foi uma descrição muito feliz das funcionalidades e recursos desse importante sistema operacional de roteamento, assim vou transcrevê-lo em duas etapas, com a devida autorização autor, Rodrigo Gregório (Geeek), MTCNA – MikroTik Certified Network Associate, Consultor Mikrotik Oficial no Rio de Janeiro.

Me disponho a falar sobre algumas funcionalidades dos Roteadores da MikroTik. E o MikroTik RouterOS. Um Sistema Operacional poderosíssimo, capaz de bater de frente com marcas de renome, tais como Cisco, Juniper, 3com e outros. Os appliances da MikroTik são robustos e possuem um baixo custo, relacionado às outras marcas mais populares.

Imagine-se na seguinte situação: Você é o Analista de Redes da sua empresa, cuja mesma disponibiliza verba para aquisição de novos “Ativos de Rede”, o que inclui Switch’s, Firewalls e Roteadores. Agora imagine que sua empresa possua uma Matriz e três filiais e os novos equipamentos precisarão fazer a comunicação entre elas. Bem, você foi posto a prova. Sua experiência e bom senso precisam aflorar para tais escolhas. Quanto você tem disponível para gastar com Switch, quanto para Firewall e quanto para Router?

O MikroTik RouterOS nasceu de forma pensada e inteligente. Não é à toa que empresas como a NASA, Siemens, Motorola, Mitsubishi, HP, Ericsson, Vodafone e o Governo dos EUA, usam MikroTik. Milhares de empresas e seus Administradores de Redes subutilizam seus roteadores, ou compram soluções inadequadas. O RouterOS, permite implementar segurança, gerência e confiabilidade na LAN e na WAN de sua empresa.

Com o MikroTik algumas coisas a mais são possíveis, tais como:

Hotspot – Autenticação: É possível definir quais usuários poderão ou não acessar seus serviços de internet. Sendo possível personalizar com o Logotipo de sua empresa a página que aparecerá aos usuários.

WebProxy: É possível criar uma lista de bloqueios de sites, nomes, IP’s, portas. Mostre para o seu usuário que não é permitido acessar tal site na empresa. Personalizando sua página de bloqueio. Além do Cache, que é possível aplicar no próprio S.O.

Firewall: Não será mais necessário gastar dinheiro com outra solução para Firewall. O ASA (Cisco) é muito bacana, mas não faz nada que o MikroTik RouterOS não faça. Além de custar cerca de 2.500 reais (Licença para 50 usuários).

Controle e Limitação de Banda: Chega de usuários chato fazendo downloads o tempo inteiro e ocupando todo o seu link com bobagens. Com o MikroTik RouterOS é possível limitar o uso de banda, fazer reserva de banda e QoS para aplicações específicas. Sua aplicação VoIP é sensível à latência, priorize-a.

Fail Over e Load Balance: Não basta ter dois links e não ser redundante. O MikroTik testa e gerencia seus links, além de não deixá-los ociosos, caso você queira. É possível fazer o balanceamento de carga para cada link.

Protocolos de Roteamento: O MikroTik é utilizado em muitos provedores, mas também em corporações que necessitam de roteamento avançado. O MikroTik suporta e roda muito bem protocolos como OSPF, BGP, RIP, MPLS, inclusive com equipamentos a que custam cerca de 150 reais.

Conectividade: O MikroTik suporta túneis PPTP, L2TP, EOIP, Suporta IPSec, OpenVPN, PPPoE, PPP, Túnel IP. Ou seja, é possível enviar um pacote DHCP para o outro lado do mundo com túneis EOIP, por exemplo. Contecte-se.

Suporta também o VRRP, é possível fazer redundância física. É possível utilizar IP’s virtuais, enlaces wireless, 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n, VLAN, STP e RSTP e mais uma variedade de soluções e protocolos de Rede. Ainda gerencia sua rede através do The Dude, gerando gráficos e monitorando tudo via SNMP, em tempo real.

Caso não queira comprar o Appliance da MikroTik, você pode instalar em plataformas x86, aquele seu PC jurássico que estava com os dias contados. Memória de 64M, PentiumI, HD de 1Giga, roda e bem. O MikroTik é uma solução extremamente confiável, muitas empresas usam como Roteador de Borda. Caso você tenha dúvidas, pesquise e se informe, além de tudo, é fácil, basta entender de Redes, TCP/IP e um conhecimento básico em Roteadores.

Acompanhe o tópico, vale a pena.

under-linux.org/f141/porque-usar-mikrotik-routeros-144541

2 Respostas para “Por que usar Mikrotik RouterOS?”

  1. No primeiro parágrafo, a data está incorreta.

    1. Corrigido, obrigado.

Comente