WordPress 3.0 – Prepare-se para rever seus conceitos.


O WordPress está atualmente em sua versão 2.9.2 com vários recursos já consagrados, mas a vida continua e o desenvolvimento também. Alguns artigos já surgiram na Net falando das novidades que o WordPress 3.0 trará, mas não custa acrescentar meu ponto de vista e minhas impressões. Alguns do novos recursos vao bem além do que se diz por aí…

Lista de novos recursos.

Eu recebo, apenas para consulta, a maillist de desenvolvimento do WordPress, e além disso busco na web por mais informações. Algumas coisas são bem óbvias pois está no site oficial. Outras vão aparecendo com uma análise mais profunda.

Fusão entre o WordPress e o WordPress MU

mu-header-logo

O principal benefício é a possibilidade de se gerenciar mais de um site com a mesma instalação do WordPress, para mais informações deve-se pesquisar sobre os recursos do WordPress MU, já que todos serão incorporados ao WordPress.

Para os assustados, o aviso é que nada mudará para o usuário final comum, somente após uma alteração no WP-Config.php é que as opções Multisite aparecerão (Menu Rede).  Segundo se coleta na Net é que só nas próximas versões do WordPress serão colocadas facilidades para os usuários menos experientes. Digo isso pois o MU tem a fama se ser bem mais complicado de se configurar.

Custom Post Types (Tipos de post personalizados)

default-custom-post-type

Esse novo recurso permite que você personalize a entrada de um novo conteúdo. Hoje com o 2.9 você tem o post e a página. São formas distintas de entrar com um novo conteúdo. No post o escrito vai para lista cronológica como se fosse um blog e a página fica como conteúdo estático sem uma data e ordem cronológica. A página é ideal para aquele tipo de “sobre”, “contato”, etc; muito embora pode ser usada para criar toda uma hierarquia de páginas como um site sem qualquer semelhança com um blog.

O “Custom Post Types” permite que se crie outras formas de entrada de dados. Algumas sugestões que estão surgindo para esse novo recurso: Postagem de fotos; Postagem de vídeo; Postagem de Audio e postcasts; Resenha de livros e filmes; entre outros. O diferencial é que essa entrada ficará separada da entrada de post ou página e poderá ter seus itens modificados de acordo com o que se deseja inserir como conteúdo. Associado as taxonomias você pode viajar na entrada de dados, vamos a um exemplo:

  • Vou criar uma entrada de conteúdo de filmes.
  • Então terei um menu Novo Filme ao invés de Novo Post.
  • Dentro dessa opção poderei ter a entrada normal de Título e conteúdo, sendo que pode ser retirado todas as demais opções.
  • Acrescento Taxonomias para Genero, País, Diretor, Atores.

Só isso já permitiria que a entrada de dados fosse muito simplificada e otimizada. Além disso esse menu específico poderá ajudar a autores externos entrar com conteúdo sem ter que aprender o uso da interface administrativa do WordPress.

Isso é apenas um resumo e um exemplo simples, o poder desse recurso poderá ser em muito aumentado com ideias e até novos plugins. Por falar em plugin, a personalização é possível mas requer alguma configuração específica no arquivo functions.php. Nesse momento não existe nenhuma alteração em andamento para facilitar essa tarefa dentro do WordPress. Mas já tem plugin para isso:

screenshot-1

Veja no site do Custom Post Type UI Plugin for WordPress.

Mais um passo para o “WordPress CMS” como se já não fosse…

Nova gestão de menus.

No desenvolvimento do WordPress 3 foi previsto uma reformulação na construção dos menus, visando ajudar os usuários a montar o menu de forma mais fácil e podendo mesclar páginas, categorias, links externos, etc.

Logo houve a sugestão de incorporar a configuração dos menus usada pelo WooThemes, veja a tela:

Gestão de menus da WooThemes vai ser integrada no WordPress 3.0

Zé Fontainhas publicou um artigo no WordPress Portugal que além de descrever mais desse recurso conta com dois vídeos.

Gestão de menus da WooThemes vai ser integrada no WordPress 3.0

Novo Tema Padrão

Twenty Ten

O Twenty Ten é o novo tema padrão que acompanhará o WordPress, terá algumas atualizações em relação ao Kublick para acompanhar a evolução do WordPress. É simples e funcional.

Templates por autor.

Passa a aceitar o arquivo author-nome.php ou author-id.php para personalizar o layout da página do autor.

Definir nome e senha na instalação.

Acaba a criação automática do usuário admin com senha gerada automaticamente, você agora cria, na instalação do WordPress, o seu login e sua senha. É um item de segurança, pois todos já sabiam que existe um usuário admin e se preocuparia somente com a senha. Agora para invadir um WordPress o gaiato tem que saber o nome e a senha, já dificulta mais.

Essa alteração contempla os descuidados. :-)

Melhor suporte para as taxonomias

Tentando simplificar, taxonomias são classificações que se dão a uma dada informação para facilitar sua recuperação numa pesquisa. Exemplo: Se estamos falando de filmes é interessante ter algumas classificações, como nome, diretor, atores, ano, entre outros.

No WordPress já existem algumas “taxonomias” de forma padrão: categorias e tags. Hoje já podemos acrecentar novas, como nos exemplos acima. A novidade é que estão melhorando, permitindo hierarquias tipo mãe e filha a exemplo das categorias.

Um pouco de teoria temos em: Taxonomia: simples assim e outro bom post a respeito é o Custom taxonomies in WordPress 2.8.

Suporte a Backgrouds personalizados

Mediante uma alteração no functions.php, permite que se personalize a imagem de fundo de um tema. Útil para quem desenvolve temas com esse recurso, e pode ser que o Twenty Ten aproveite isso.

Guia de boas-vindas

O novo WordPress 3.0 irá incluir uma guia de boas-vindas para ajudar os novos usuários a compreenderem melhor o sistema e ensiná-los também o básico da utilização.

Redesign do interface de Mídia

Iniciado, mas não integrado no WordPress 2.9, o novo separador Media no painel de administração irá sofrer um redesign muito interessante.

Se você reparar, tem uma sutileza na imagem do tema Twenty Ten logo acima. Repare no canto superior direito do tema a frase:

“Just another WordPress Site”

Pode não ser nada, mas pode significar que enfim o WordPress admite que é um CMS (Content Management System) que constói SITES e não somente blogs. :-)

Fontes:

www.wordpress-love.com

wordpress.org

justintadlock.com/archives/2010/03/24/looking-forward-to-wordpress-3-0

Veja também:

WordPress ganha prêmio de CMS

:-)

2 Respostas para “WordPress 3.0 – Prepare-se para rever seus conceitos.”

  1. Que ruim, eu adoro o tema Kubrick

    1. Calma…

      O tema deixa de ser o padrão mas não desaparece, poderá ser usado por quem desejar, basta baixá-lo.

Comente