Google X China – E a hipocrisia onde fica?


Google e a China

O assunto de momento é a repercussão da notícia que o Google poderá estudar sua saída da China pela suspensão, unilateral por conta do Google, dos controles impostos pelo governo chinês ao acesso a diversos sites “contra” o regime. Tudo por conta de uma sequência de tentativas de invasões sentidas no serviço do GMail (e outras grandes empresas americanas) com suposta origem na China, com uma sofisticação que só seria possível com o auxílio oficial.

Muita especulação ronda essa notícia, mas o burburinho causado é digno da nossa boa e velha Internet.

Veja algumas transcrições:

Under-linux Blog:

“[Notícia] Google vs China por Magnun em 13-01-2010 às 11:47

Não sei se tem alguém acompanhando a encrenca entre a Gigante Google e a China. Como todos sabem o governo chinês restringe o acesso livre à internet, isso inclui os resultados nas buscas feitas pela internet, o que interfere diretamente com o negócio do Google. Os EUA sempre tentou negociar com a china a liberdade de expressão e acesso a informação por parte dos chineses.

Até ai nada de novo… Mas hoje de manha o Google anunciou que sofreu ataques de Hackers chineses e, após estudos, diz que um ataque com essa magnitude só seria possível com o apoio do governo chines.

Hoje pela manha o Google anunciou que possivelmente fecharia seu escritório na China, bem como sua operação nesse pais.”

Leia mais: under-linux.org/blogs/magnun/noticia-google-vs-china-1752/

Mais do Blog do Magnun: under-linux.org/blogs/magnun

Estadão – Radar Econômico:

“Google e Vale são alvos de ‘blefe’ da China, diz colunista

Por Sílvio Guedes Crespo

“A empresa norte-americana de tecnologia de ponta Google e a brasileira de commodities Vale foram alvos de um “blefe” da China, analisa o colunista David Piling, do Financial Times.

De um lado, a companhia dos Estados Unidos ameaçou sair do país asiático depois de descobrir que contas do serviço de comunicação Gmail usadas por advogados de direitos humanos vinham sendo regularmente acessadas por meio de um ciberataque.”

Leia mais: blogs.estadao.com.br/radar-economico/2010/01/14/google-e-vale-cairam-no-%E2%80%98blefe%E2%80%99-da-china-diz-colunista-do-ft/

Site Meio Bit:

“No More Mr Nice Google Enviado por Carlos Cardoso

…Isso mesmo: Em resposta ao ataque Chinês, toda a censura foi removida. Agora o Governo tem a opção de aceitar ou então se for o caso, Mountain View encerrará todas as atividades do Google.cn….”

Leia Mais: meiobit.com/meio-bit/internet/no-more-mr-nice-google

Finalizando:

Um comentário meu no blog do Under-linux:

Só para reflexão, fico pensando…

A China é fechada e comunista, controla a liberdade dos cidadãos.
A maioria dos países do mundo condena e é contra isso, chegando a impor sansões.
Mas a China é grande, populosa e proporciona excelentes negócios a esses mesmos países.
Muita “vista grossa” ocorre.
Apesar do sucesso da repressão, no mundo cada vez mais conectado, é muito difícil manter esse tipo de controle. Mais dia, menos dia a casa cai. Vide exemplo da União Soviética.
A gigante Google para “dominar o mundo” precisa da China.

Vamos as apostas?

Comente