Formulários no WordPress


Formulario de exemplo

Calma, não tente preencher esse formulário, é apenas um exemplo.

.

Normalmente num blog ou site, baseado no WordPress, se inclui uma página com um formulário de contatos. Esse formulário pode ser montado com códigos html, de forma clássica, mas nem sempre se está familiarizado com esse tipo de “programação”.

Uma saída é recorrer a algum plugin de formulário. Existem vários, basta pesquisar no repositório de plugins do WordPress, usando o termo “form“.

Veja alguns:

WP Contact Form

Contact Form 7

TDO Mini Forms

WP Contact Form III

E muitos mais.

Para uso aqui no BDI BBS foram testados algumas opções:

Secure Form Mailer Plugin for WordPress

Dagon Design

Da Dagon Design, que possui muitos outros plugins, podendo citar “Clean-up Users”, Latest post from Category”, “Sitemap Generator”, “Add signature”, entre outros.

Permite a criação de formulários simples e eficientes. Possui página de configuração e páginas distintas para cada formulário criado. Seu método de criação é por linha de comandos em texto, porém com grande quantidade de opções e variações.

Um exemplo de teste:

Form Dagon Design

Exemplo

.

Formulários avançados poderão ser criados, mas requer um estudo mais aprofundado da documentação, que pode ser encontrada na página oficial. Notem o uso do captcha, a página oficial oferece um bom manual (em inglês) e mais de 1000 comentários de usuários.

cformsII

cformsII

O cformsII é um poderoso formulário e com muitos recursos, tantos que fica difícil descrevê-los. Ao instalar é criado um grupo novo no Painel do WordPress e a cada opção desse menu são abertos muitas seções de configuração e criação do formulário. Mas nem tudo são dificuldades, existe uma tradução para o português que atinge a totalidade do plugin, permitindo que se aprenda ou sane qualquer dúvida em sua utilização.

A criação de formulários de contato simples acaba sendo possível, mesmo os desenvolvedores admitindo não ser dos plugins mais fáceis de se usar. Mas é flexível. Dos plugins analisados, talvez seja o mais extenso em número de opções e variações, alguns (poucos) recursos:

Substitui formulário de comentários.
Validação de campos
Mensagens de erro personalizados
Possui variaveis para compor, com detalhes, a mensagem enviada.
Formulário de várias páginas

Apesar dos inúmeros recursos e de seu poder de processamento, a curva de aprendizado pode ser um problema, pois a parametrização de todos os recursos disponíveis é complexa.

cformII Config

TDO Mini Forms

TDO Mini Forms

Esse é um “peso-pesado” dos gerenciadores de formulários. É muito bom e tem recursos extras, como usá-lo para permitir criação e edição de posts e páginas. É tão poderoso que pode até criar um forum com seus recursos.

TDO Mini Forms

Mas o que é bom, também se torna difícil devido a sua complexidade, mas pode ser bastante útil dentro de alguns projetos.

E o escolhido foi…

Aqui vem um suspense. Será publicado amanhã um outro artigo falando mais sobre o plugin de formulário que é usado aqui no BDI BBS e porque dessa escolha. Não perca, coloque nos favoritos, assine nosso feed, amarre um barbante no dedo, mas não deixe de voltar amanhã e conhecer esse plugin.

:-)

Comente