Como usar o Google Translate


GoogleTranslate

A ferramenta de tradução automática do Google é famosa por sua tradução estranha, apesar disso sua utilidade é grande. O que muitos não sabem, são algumas formas práticas de usar esse recurso e otimizar seus resultados.

O link principal é translate.google.com.br

Tela do Google translate

Essa é a forma simples, permite que se traduza uma frase, uma webpage ou se envie um documento para tradução. Basta digitar o texto ou endereço, ou ainda, efetuando um upload.

Mas observe a opção “Ferramentas e recursos” na figura acima à esquerda. Clicando nesse link, são oferecidas três opções de uso:

  1. Torne o seu site disponível em outros idiomas instantaneamente.
  2. Traduza palavras em inglês instantaneamente sem nenhum clique.
  3. Faça traduções com um clique na barra de ferramentas do seu navegador.

Cada opção tem sua importância, mas veja a opção 3.

“Obtenha traduções com um único clique adicionando um dos botões abaixo à barra de ferramentas do navegador. Em seguida, sempre que você quiser traduzir a página da web que está visualizando, basta clicar no botão. Você pode traduzir qualquer parte da página selecionando essa parte antes de clicar.

Para adicionar um botão, arraste-o desta página para a barra de ferramentas do navegador.”

Abaixo, na mesma tela,  o “botão” português.

É um código em javascript, que associado a um link nos favoritos, apresenta duas vantagens:

– Numa webpage em qualquer idioma, basta clicar nesse link dos favoritos que a página é imediatamente traduzida. O  melhor é que a detecção do idioma é automática, isto é, traduz até mesmo páginas em idiomas desconhecidos.

– Ao marcar o texto que se deseja traduzir, basta clicar no link dos favoritos para abrir o site do Google Translate  com a tradução do texto escolhido, fácil e automático, inclusive com a detecção automática do idioma de origem.

São dicas simples, mas que muitos desconhecem.

Comente