Associações para Provedores de Internet


Uma breve lista das associações de provedores de internet que tive conhecimento, isso pode ser útil para uma eventual organização política do setor.

internetsul2

“A Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet – INTERNETSUL, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, uma organização não-governamental, que visa à congregação de empresas prestadoras de serviços Internet na região sul do Brasil, sejam elas provedores de acesso, de informações, de backbone ou de serviços.

A InternetSul  está diretamente ligada à grupos como CGI (www.cgi.br/), AntiSPAM (www.antispam.br/) e CETI (www.ceti.org.br/).

Nosso objetivo é dar apoio ao esforço brasileiro na implementação de empresas provedoras de acesso, serviços e informações, para a promoção e desenvolvimento da Rede Internet – Brasil.”

logo_abrappit2

Com sede em São Carlos – SP, a Abrappit, tem como objetivo:

  • promover o relacionamento dos empresários e profissionais que dela participam, propiciando e fomentando o intercâmbio entre seus membros;
  • defender os legítimos interesses de seus sócios perante os poderes públicos e quaisquer órgãos ou entidades de direito público ou privado, nacionais ou internacionais;
  • realizar, por si ou por terceiros, estudos e serviços de utilidade para seus associados;
  • cooperar com órgãos de classes e entidades afins, de forma a obter maior unidade de ação no trato dos assuntos relacionados às atividades dos Provedores de Internet e ou Telecom e ou serviços conexos;
  • estabelecer normas éticas capazes de nortear as atividades de seus associados, visando afirmação no conceito, o desenvolvimento e o fortalecimento do mercado da Internet e ou Telecom e ou serviços conexos;
  • participar na regulamentação e crescimento das atividades, junto a órgãos reguladores;
  • promover eventos relacionados às atividades dos seus associados;
  • defender políticas e encaminhamentos que permitam garantir uma infra-estrutura nacional de conectividade e serviços de alta qualidade e compatível com padrões tecnológicos mundiais;
  • defender políticas e encaminhamentos que permitam desenvolver, especializar e reter mão-de-obra nas áreas destas tecnologias.”

logoabranet

Em seu estatuto..

“Artigo 5.º A Abranet tem como objetivos sociais o apoio às empresas brasileiras provedoras de acesso, serviços, informações, pesquisa, desenvolvimento e demais atividades profissionais relacionadas com Internet e Tecnologia da Informação; aos profissionais liberais autônomos e aos acadêmicos e estudantes que comprovadamente atuam como pesquisadores ou profissionais nas áreas de Internet e / ou Tecnologia da
Informação no país, para a promoção e desenvolvimento da Rede Internet no Brasil …”

A ABRINT – Associação Brasileira de Prestadores de Serviço de Telecomunicações e Internet é uma associação civil, de fins não econômicos, que tem como objetivos a representatividade de seus associados junto a sociedade, governo e orgãos reguladores nos assuntos pertinentes ao setor. A ABRINT tambem atua como balizadora de modelos de negócios e tecnologia buscando a adoção por parte de seus associados das melhores tecnologias e práticas para capacitação de suas redes ao fornecimento de serviços de alta qualidade.

Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Operadores de Comunicação de Dados Multimídia.

Associação Nacional para Inclusão Digital

A Associação Nacional para Inclusão Digital, “ANID”, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem seu quadro societário formado por pessoas físicas, empresas da área de TI, além de outras organizações civís, todas com o objetivo comum de promover a inclusão digital no Brasil. Para mais informações, clique no logotipo.

Upgrade (08/03/2010)

Rede Telesul

Uma associação sem fins lucrativos, regida por estatuto, formada por micro e pequenas empresas que promovem a verdadeira inclusão digital, levando o acesso a internet aos mais diversos lugares deste país. Está mais presente no estado do Paraná.


Numa breve pesquisa, foram essas Associações que se apresentaram, podem existir outras, nesse caso queiram enviar um comentário apresentando-as.

4 Respostas para “Associações para Provedores de Internet”

  1. Prezados(as),

    Por gentileza estou fazendo meu trabalho de monográfia com o tema “Responsabilidade dos sites fornecedores de produtos e ou serviços na internet”; gostaria que os Srs. me encaminhacem o estatuto na integra para eu estar analizando e estar citando em meu trabalho, se possivel gostaria que me fosse encaminhado todo o tipo de material existente no acervo desta associação, sem mais para o momento.

    grato à disposição

    Henrique Andrade

    1. Henrique,

      A finalidade desse artigo é divulgar a existência dessas associações e fornecer um resumo das atuações. Não somos afiliados a nenhuma deles, por esse motivo, sugerimos que clique em cada logotipo, que possui link para a página de cada uma dessas associações para obter o material desejado.

  2. veja que interessante

  3. GOstaria de fazer parte da associação e ver possibilidade de ter SCm em um provedor aqui em Campo Grande.

Comente