Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP


“O Windows XP não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM”

No dia a dia já me deparei com esse tipo de erro que impede a inicialização do Windows XP, algumas vezes obrigando a reinstalação do mesmo. Decidi efetuar uma pesquisa para obter uma solução melhor e recebi a indicação desse endereço da Microsoft contendo a solução:

http://support.microsoft.com/kb/307545/pt-br

Se tiver a oportunidade de ler, verá que resolve alguns problemas semelhantes, porém tem passos extensos e complexos de serem executados e ainda depender de outros artigos, caso algo dê errado.

Decidi não segui-lo e procurar uma outra solução. Essa solução encontrei num dos BootCD que usamos, especificamente o Utility CD, cuja versão mais recente foi publicada esses dias.

Nesse caso foi necessário dar boot com esse CD, usar a opção “ERD COMMANDER 2005”, que inicia uma versão do XP direto do CD.

Uma vez carregado use “Start”, “System Tools”, “System Restore”, irá para o utilitário de restauração do sistema, prossiga e escolha um ponto de restauração anterior a falha.

Esse procedimento ajuda em muitos casos, porém pode não atender a todos os problemas do tipo, mas vale a tentativa.

Dentro do “Erd Commander”, além da opção apresentada, existem outras que vale o estudo e tentativa.

Fica a dica!

Uma resposta para “Como se recuperar de um Registro corrompido que impede a inicialização do Windows XP”

  1. Uma opção que já me salvou algumas vezes, com o mesmo ERD Commander (ou qualquer outra versão de OS live – que leia NTFS), copie cinco arquivos da pasta ‘C:\Windows\repair’ (default, sam, secutiry, software e system) para a pasta ‘C:\Windows\System32\Config\System’. Isto irá restaurar o sistema para um estado pós formatação, onde a Restauração do Sistema pode mais uma vez ser uma opção, ou mesmo utiliza-lo assim mesmo, porém muitos softwares precisarão ser reinstalados.

Comente