Radiografia de uma Lan House


Montar uma Lan House não é um processo simples, necessita de algum planejamento e, ainda assim, acaba sendo uma obra em aberto, onde cada dia vai se somando algum detalhe, algum novo procedimento, programa, jogo, limitação, dicas, etc.

Fica difícil detalhar todo o processo inicial, porém o protótipo (a primeira máquina) levou quase um mes para ficar pronta. Depois disso ficou mais fácil, afinal duplicar é sempre bem mais fácil do que criar do zero.

Nesse caso, é bem melhor e mais prático descrever a situação de momento de uma Lan House e com a descrição de seus recursos dar uma boa idéia de como o processo de montagem se dá.

Nosso caso possui alguns pormenores que surpreendem, para aqueles que não conhecem algumas ferramentas usadas.

Equipamentos:

Servidor: Sempron 3000, Placa Mãe com VGA GForce on board, 1 Gb memória, 160 Gb de HD.

Estação Base: Athlon 3200, Placa Mãe PCChips, 512 Mb memória, 80 Gb de HD, Placa de Video ATI Radeon X300SE

Algumas estações sofreram alterações, de manutenção, mantida essa base mínima.

Servidor Internet: Athlon 2000, 256 Mb, 40 Gb HD, 4 placas de rede.

Softwares:

Os computadores da Lan House correm sob o sistema operacional Windows XP Pro

O Servidor Internet usa o Mikrotik RouterOS.

O gerenciador usado na Lan House é o Timer Café, versão 3.8.8

Os softwares disponibilizados aos usuários, são:  Age of Mythology, Battlerfield 1942 e expansão, Counter Strike, Google Earth – Simulador de Voo, Google Talk, GTA3 , GTA San Andreas, GTA Vice City, Gunbound, Internet Explorer, Kelly Slater Pro Surfer, Mario Forever, Windows Media Player, Midnight Club 2, MS Powerpoint, MS Word, Need for Speed (Tradução – Black Edition), Photo Editor, Pro Evolution Soccer 6 – Traduzido com Campeonato Brasileiro 2007, San Andreas Multiplayer, The Duel, Warcraft III, Warcraft III Frozen Throne e Windows Live Messenger.

Observações:

Grande parte dos jogos exigem a presença dos respectivos CDs originais para serem executados, essa exigência foi contornada através do uso de crackers “NoCD” ou com o uso do Daemons Tools, que cria um CDRom virtual contendo a imagem do CD do jogo.

Muitos usuários de Internet, tem pouco ou nenhum conhecimento de como funciona, assim a página inicial do navegador padrão, nesse caso o Internet Explorer, é um blog feito especialmente para a Lan House (http://controldlanhouse.blogspot.com/), onde são colocados dicas de uso, comunicados sobre alterações de preços e alteração dos programas instalados. Nessa mesma página são colocados links com informações úteis, tais como, CEP, hora, e atalhos para serviços mais usados, GMail, Hotmail, Orkut, Google, Megajogos e Jogos de meninas. Como podem ver tentamos contemplar vários públicos, inclusive o infantil.

Uma particularidade de nossa instalação, é que a pasta “Meus documentos” de todos os computadores são centralizados no servidor, com isso abrigando todos os jogos salvos que usam essa pasta para guardar seus jogos. Isso evita a necessidade do usuário buscar o jogo salvo em determinado computador, ficando restrito a sempre jogar no mesmo computador.

Outro ponto interessante é que o controle da velocidade de internet destinada para cada estação da Lan House é efetuado pelo servidor Internet, que tem esse recurso e evita lentidões de uso da Internet.

Esse artigo é atual, porém essa instalação da Lan House já tem mais de 2 anos de funcionamento contínuo. Uma das regras usadas é sempre manter as estações com os mesmos recursos de software, se uma estação for alterada todas as demais recebem essa alteração. O backup é feito usando o Symantec Ghost, o que garante a restauração de uma estação exatamente como era antes de qualquer problema.

Já está na época de efetuar uma reestruturação, mas esse fica para outro artigo.

Comente