Pesquisas


Parece mentira, mas a maioria das pessoas que conheço não sabem encontrar o que desejam na Internet, sejam pesquisas escolares ou qualquer outra coisa. Ensinar a fazer isso parece uma coisa idiota e sem sentido, mas vou descrever alguns métodos que uso e que tem dado muito resultado, pelo menos comigo.

As ferramentas que uso são o micro com conexão a Internet, óbvio, o Firefox e o Google.

É claro que uma conexão à Internet por Banda Larga ajuda muito, mas não é fundamental.

O Firefox, que para quem não sabe, é um navegador e faz a mesma tarefa do Internet Explorer, tem os recursos de abrir abas em vez de janelas, como isso voce pode no mesmo navegador ter dezenas de abas (O Internet Explorer 7/8 também faz isso, mas não com a mesma eficiência).

Mas a grande dica é o mouse, atualmente a maioria tem um botão de rolagem e que muitos não sabem que pode ser “clicado”. Isso mesmo, se voce apertar aquela rodelinha clica e faz uma função. Essa função pode variar muito de programa para programa, mas no Firefox, se voce apontar para um link e clicar nessa rolelinha o Firefox abre uma nova aba e mantém voce na página/aba atual.

Se ainda não perceberam, voce clica num link, vai abrindo em outra aba (o que as vezes pode demorar) sem sair do seu texto e leitura atual. Conclusão voce vai abrindo outros assuntos relacionados sem sair da sua pesquisa atual, sem fechar a sua aba atual e sem perder o raciocínio.

E o que isso tem a ver com saber pesquisar melhor, tudo!

No Google, uma pesquisa pode ser feita de várias maneiras, usar uma palavra chave, duas palavras, uma frase, uma pergunta, acrescentar parâmetros e outras que não me lembro agora, pois a criatividade é vasta. Exemplo, pesquisa de lixo no meio ambiente, pode ser assim:

Ambiente
Meio Ambiente
“Meio Ambiente”
sujeira no meio ambiente
O que voce sabe sobre lixo no meio ambiente?
imagens de lixo no meio ambiente

Cada uma dessas buscas dará um resultado semelhante mas com algumas pequenas diferenças. E sempre, no caso do Google, milhares delas.

Aí entra o conjunto Firefox + Google.

Ao fazer uma pesquisa e ter milhares de resultados, voce certamente receberá de tudo, páginas mais diversas sobre sua pesquisa e outras que não tem nada a ver só porque incluiram algumas dessas palavras no texto deles.

Como faremos? Ao fazer essa pesquisa e abrir a página de resultado, basta ir lendo e clicando com o botão da rodelinha para abrir aquelas que mais se adapta ao que deseja e ir abrindo em outra(s) aba(s). Vai fazendo isso até ter uma quantidade boa de abas abertas ou notar que alguma dessas abas já carregou completamente (isso pode ser notado por um pequeno ícone animado que tem na aba). Vai alternando as abas e fechando aquilo que não te interessa, ou seja, filtrando o conteúdo.

Normalmente de 2 a 10 abas abertas, depois dessa filtragem, tem material suficiente para qualquer que seja a pesquisa e num tempo bem razoável.

Encontro tudo o que desejo na Internet e ainda ajudo várias pessoas que ainda não aprenderam esse método bem simples e bobo.

Agora vamos aos links :-)

Firefox – Navegador Internet (vale a pena experimentar)
Google – Ferramenta de busca online (vai que alguém ainda não conhece)
Parâmetros do Google – Lista com tudo que pode ser usar no Google.

Destaquei os links para que você não se esqueça de usá-los. :-)

Boa pesquisa.

Comente