Novidades do Portal do Software Público


Como usuário do Portal do Software Público Brasileiro, recebo sempre um “newsletter”, transcrevo o último:

30 soluções, 50 mil cadastrados e destaque do presidente

Queremos dividir com todos os participantes e comunidades do Portal SPB um conjunto de resultados e de boas notícias, que nos trouxeram muita alegria com o andamento do projeto nesses dois anos de existência, contando inclusive com um pronunciamento recente do presidente da República (1).

=> No mês de agosto atingimos mais de 50 mil cadastrados válidos e 30 soluções disponibilizadas. Você pode conferir um resumo de cada solução no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares. Certamente alguma das soluções poderá atender alguma necessidade sua ou da organização onde trabalha.

=> O ambiente dedicado ao grupo de interesse para os municípios brasileiros disponibilizou um novo lay-out para favorecer mais a interação com os usuários. Confira o novo desenho do 4CMBr no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/4cmbr/xowiki/Principal

=> O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, apresentou a proposta de “exportação” do Software Público, como pode ser visto no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/news-item49. Tal informação foi reforçada pelo presidente LULA quando disse que “Iniciativas deste tipo fizeram com que ganhássemos reconhecimento internacional no que se refere ao software livre”.

=> Foi lançado o ambiente dedicado a qualidade de software, projeto financiado pela FINEP/Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer-CTI. Você pode aderir a comunidade pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11283517

=> E por último vamos organizar um evento no mês de outubro, na cidade de Brasília, totalmente dedicado aos projetos que fazem parte do Portal, será o I Encontro Nacional do Software Público Brasileiro. A notícia pode ser conferida no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11283517

Sabemos que o trabalho colaborativo se caracterizou como uma marca do ambiente do Portal SPB, mas é importante destacar que estamos gerando e distribuindo riqueza de forma coletiva para sociedade brasileira.

Ao dividirmos tais conquistas com cada participante do Portal, pretendemos agradecer a todos e reforçar que um bem público é um direito de todos e que ao construírmos um software coletivamente dentro do Portal estamos beneficiando de forma igualitária a todos os envolvidos no ecossistema de uso e produção do software público.

Parabéns a todos e até outubro! Momento em que poderemos comemorar presencialmente durante o I Encontro Nacional do Software Público Brasileiro.

Coordenação Geral do Portal SPB

[1] parte do pronunciamento do presidente LULA na abertura do CONSEGI: “Entre os benefícios do Portal do Software Público e dos ambientes vinculados a ele está uma série de programas voltados às mais de 5.560 prefeituras municipais do nosso país. É o caso de aplicativos criados para a gestão escolar, a gestão municipal e o atendimento ao público, entre outros.

Iniciativas deste tipo fizeram com que ganhássemos reconhecimento internacional no que se refere ao software livre. E é com orgulho que hoje podemos dizer, com base nas estatísticas dos mecanismos de busca na Internet, que tem mais gente no exterior pesquisando informações na rede sobre nossos programas abertos do que sobre o nosso futebol”.

discurso completo do presidente pode ser lido no endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/4cmbr/xowiki/discurso_lula_consegi

Como acho interessante essa iniciativa, não custa incentivar.

Comente