MUM 2009 Rio – Arquivo da página original de chamada


MUM Rio de Janeiro

A MikroTik anuncia o segundo Mikrotik User Meeting no Brasil, será no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de novembro de 2009.

No site oficial, você encontrará informações detalhadas de como será esse evento. A página oficial do evento está em construção, ainda deve aparecer algumas informações extras sobre os expositores.

Abaixo transcrevemos as informações mais importantes:

Data: 23 e 24 de novembro de 2009

Local: South American Hotel

Endereço: Rua Francisco Sá, 90 – Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil

Contato do Hotel: Fone: 55 21 2227-9161 – Fax: 55 21 2267-0748

Site do Hotel: http://www.southamericanhotel.com.br/

Idioma oficial: Português.

Inscrição:

Opção 1: Custo U$ 30,00

Opção 2: Sem custo (Gratuita)

A inscrição deve ser feita até uma semana antes do evento e incluí a participação e uma camiseta de brinde, limitado a ordem de chegada.

Para os que pagarem, e efetivamente estiverem presentes, farão jus a uma licença do RouterOS além do almoço.

Deverá haver um coquetel no dia 22 de novembro de 2009 as 18:00 Hse ainda poderá ser feito um pré-registro.

Haverá acesso Wireless a Internet, sem custo.

Será obrigatório o uso do crachá emitido na inscrição online.

Link para Inscrições: http://mum.mikrotik.com/register.php?section=17

Apresentações confirmadas:

23 de novembro

Hora    Evento

08:00 – Check-in, Bring your printed BADGE
09:00 – Distributor exhibit hall, meet and greet
10:00 – Opening and introduction by Janis Jankovskis (MikroTik, Latvia)
10:15 – RouterBOARD New Products by Janis Jankovskis (MikroTik, Latvia)
10:45 – Testando a R5H – Como ela se compara aos concorrentes – Versão Atualizada by Juliano Rastelli (iConecta, Brazil)
11:30 – The Dude – O Cara – mini curso by Wardner Maia, MD Brasil (Brazil)
12:15 – Workshop by Brian Vargyas (Baltic Networks, USA)
13:00 – Lunch (Free for PAID and VOUCHER visitors)
14:00 – Hotspot Workshop by David Marcony (CATVBRASIL, Brazil)
14:45 – Projeto Hotspot Nacional by Magdiel Da Costa Santos, (FS Internet, Brazil)
15:30 – Rede Wireless de Alto Desempenho Workshop by Nicola Sanchez (Microwave, Brazil)
16:15 – TBA by Jean Rousseau Franco (Maila Networks, Brazil)
17:00 – L2TP+IPSec+Certificador Digital by Edielson Santana (MyRouter, Brazil)

24 de novembro

Hora Evento

08:00 – Check-in, Bring your printed BADGE
09:00 – Distributor exhibit hall, meet and greet
10:00 – ISP-SAFE – Um projeto de código aberto para provedores que utilizam Mikrotik by Marcelo Divaldo Brake and Wesley Zanella (MD Brasil TI & Telecom, Brazil)
10:45 – Segurança na Camada 2 – Principais ataques e medidas defensivas usando Mikrotik RouterOS by Wardner Maia, MD Brasil (Brasil)
11:30 – Implementing web-proxy and cache full with the Mikrotik V3 by Francisco Nobre de Souza Filho (N & J Telecom LTDA, Brazil)
12:15 – (To be announced) by TBA
13:00 – Lunch (Free for PAID and VOUCHER visitors)
14:00 – APLICAÇÕES MULTIMIDIA E O NOVO PADRÃO N by David Marcony (CATVBRASIL, Brazil)
14:45 – (To be announced) by TBA
15:30 – Servidor de autenticação usando MetaRouter e OpenWRT by Sérgio Souza (MD Brazil, Brazil)
16:15 – Wireless N outdoor com Mikrotik and Antenna Enclosures para Mikrotik by Luciano Franz (Computech Tecnologia, Brazil)
17:00 – Raffle and Closing of MUM

A Mikrotik aceita a submissão de trabalhos e apresentações para o MUM, vejam as regras e instruções no site oficial.

Alguns resumos das palestras programadas:

The Dude – O Cara – mini curso O Dude é um potente sistema de monitoramento de Redes, dispositivos e serviços, mantido pela Mikrotik. Em recente levantamento foi constatado que, mesmo sendo uma ferramenta free, o seu uso ainda é pequeno entre operadores brasileiros. A apresentação será um pequeno curso sobre como implementar de forma eficiente e segura essa potente ferramenta. Será dada uma visão geral do sistema, abordando a instalação e configurações básicas como criação de redes e dispositivos, gráficos, notificações, recomendações de como implementar SNMP de forma segura, etc. Ao final da apresentação pretende-se que os participantes que ainda não utilizem o DUDE tenham um guia básico de como faze-lo, incentivando assim o uso do sistema entre os mais diversos tipos de operadores. Wardner Maia: – Engenheiro Eletronico e de Telecomunicações, trabalhando com telecom e Tecnologia da Informação desde 1995 – Diretor técnico da MD Brasil – TI Telecom, operadora brasileira e distribuidora de Equipamentos Mikrotik – Trainer Certificado – Certificado número 0021, promove treinamentos em Redes sem fio desde 2002 e treinamentos de Mikrotik desde 2006. – Possui as seguintes Certificações Mikrotik: MTCTE, MTCUME, MTCWE, MTCRE

Hotspot Workshop Este workshop irá explanar aos espectadores uma visão panorâmica do uso do sistema hotspot. Não só será apresentado a forma tradicional de uso, autenticando usuários, como outras soluções envolvendo a aplicação. Além do mais serão mostrados casos reais de pedidos de clientes de vários cantos do Brasil. Convido a todos a trazerem seus notebook, pois convidarei a todos a interagirem com minha apresentação. Vale a pena assistir, pois mesmo que você não trabalhe com a tecnologia, abordarei outras das diversas possibilidades de uso do hotspot. David Marcony, conhecido como CATVBRASIL, é empresário na área de TI. Trabalha com Mikrotik a 4 anos e possue diversos treinamentos junto as empresas oficiais (INDEX, FS INTERNET, MD BRASIL e MIKROTIK INTERNACIONAL). Além do mais, palestrou no primeiro MUM Brasil (2008), participou recentemente do MUM Dallas (2009) e do treinamento de trainning to trainning junto a Mikrotik Internacional. Trabalha com consultoria e treinamentos Mikrotik e possue extensa carteira de clientes, empresariais e corporativos, expalhado pelo Brasil.

Projeto Hotspot Nacional Um dos Projetos mais interessantes para agregar valor ao produto final oferecido por ISP/WISP, detalhes tanto técnicos quanto comerciais. Magdiel da Costa Santos, Bel em Ciências da Computação e Pós Graduado em REDES, atua na área de TI desde 1994. Presidente da Rede Global Info, Distribuidor MIKROTIK de BRASIL,Mikrotik – Trainer Certificado.

Rede Wireless de Alto Desempenho Workshop Os sistemas Wireless existentes em banda ISM permitiu no Brasil e em vrios pases do Mundo o crescimento dos Provedores de Acesso a Internet WISP, entretanto vrios problemas de Engenharia de Rdio Freqncia so comuns em suas redes de transmisso. Este trabalho prope aos expectadores um ambiente de configurao avanada de Redes Wireless para permitir o funcionamento da tecnologia WiFi em ambientes comprometidos por intermodulaes e Interferncias Eletromagnticas. Nicola Sanchez: Engenheiro de Telecomunicaes CREAMG 94117D, especialista em Redes de Telecomunicaes, com ps graduao em rdio freqncia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Instrutor de cursos avanados em Redes Wireless e Mikrotik. Certificado em MTCTCE.

ISP-SAFE – Um projeto de código aberto para provedores que utilizam Mikrotik ISP-SAFE é um sistema totalmente desenvolvido no Brasil e tem a finalidade de ajudar os provedores de serviços Internet a administrar suas redes, especialmente em relação às rotinas de instalação de novos clientes, manutenção da rede e suporte em geral. Há um foco especial em procedimentos de segurança, como a geração de senhas aleatórias e manipulação de todos os equipamentos de acesso, bem como a geração PSK aleatória no caso dos provedores de Internet Wireless, cujos equipamentos não suportem EAP-TLS. O sistema é totalmente compatível com Mikrotik e integrado a este, o que dá a possibilidade de gerenciar uma rede Mikrotik de forma centralizada não importando se a topologia é roteadoa ou bridge, ignorando a posição geográfica, mesmo para os operadores, sem um conhecimento profundo da rede. ISP-SAFE é um projeto open-source distribuído sob GPL, lançado durante o MUM Brasil

Segurança na Camada 2 – Principais ataques e medidas defensivas usando Mikrotik RouterOS Redes IP total ou parcialmente em bridge podem estar expostas a uma série de ataques baseados na exploração de vulnerabilidades inerentes aos protocolos de camada 2. Proteger essas redes é um desafio, especialmente quando o cliente tem acesso direto à camada de ligação. A apresentação irá mostrar conceitos teóricos e práticos por trás de tais de ataques, incluindo entre eles inundação da tabela CAM, Vulnerabilidades de VLAN’s, Manipulação do Protocolo Spanning Tree Envenenamento da tabela ARP, Negação de serviço DHCP por inanição, Segregação de tráfego intra clientes e intra nós, etc. O principal objetivo da apresentação é conscientizar sobre os riscos de segurança da camada de enlace, bem como para mostrar como usar o Mikrotik RouterOS de forma eficiente para implementar medidas defensivas visando evitar tais riscos

APLICAÇÕES MULTIMIDIA E O NOVO PADRÃO N Será apresentando uma visão geral da tecnologia N e seu uso com aplicações multimidia em ambientes wireless. Será apresentado também a configuração de forma simplificada de clientes e AP’s no padrão N e algumas outras dicas. Convido a todos a trazerem seus notebooks, pois rodaremos em cima da rede N algumas aplicações multimídia e será possível conectar-se e ver ao vivo o funcionamento delas na rede. David Marcony, conhecido como CATVBRASIL, é empresário na área de TI. Trabalha com Mikrotik a 4 anos e possue diversos treinamentos junto as empresas oficiais (INDEX, FS INTERNET, MD BRASIL e MIKROTIK INTERNACIONAL). Além do mais, palestrou no primeiro MUM Brasil (2008), participou recentemente do MUM Dallas (2009) e do treinamento de trainning to trainning junto a Mikrotik Internacional. Trabalha com consultoria e treinamentos Mikrotik e possue extensa carteira de clientes, empresariais e corporativos, expalhado pelo Brasil.

Servidor de autenticação usando MetaRouter e OpenWRT Será apresentado uma instalação do sistema operacional OpenWRT através do Metarouter e utilização do mesmo para um servidor de autenticação com freeradius e um formulário web. Discussão das várias possibilidades de aplicações virtualizando outros sistema operacionais através do Metarouter.

Essa é uma página de divulgação e as informações aqui contidas devem ser validadas junto ao site do MUM.

Será atualizada sempre que necessário, e posteriormente será substituída pelo Resumo do evento, a exemplo do que foi feito com o MUM Brasil 2008.

Links sobre o MUM 2009 Rio de Janeiro:

  • MUM

  • Comente