Desafio 7 Dias


De um tempo pra cá tenho acompanhado as postagens do Análise Blogueira, onde o Alan Niemies fala sobre diversas dicas sobre como “blogar” com qualidade. Em visita recente, li sobre um desafio de aniversário do Blog, meio forçado pois o Análise Blogueira só tem 6 meses de vida, mas pertinente pela proposta:

“Sete dias de otimização de blogs, em conjunto: a cada dia da semana lançarei um artigo especificando o que deverá ser otimizado e atualizado, e mostrarei todas as dicas e todos os passo-a-passo de como fazer tudo. Para terem uma ideia do rumo que o desafio de 6 meses do Análise Blogueira pode tomar, deem uma olhada no Desafio 21 dias, que a Nosphie faz no fim de ano (e que vou tomar como modelo à criação de meu próprio desafio).”

O Desafio 21 Dias – Edição 2008 trouxe muitas idéias úteis e simples para melhorar a qualidade de um blog e torná-lo até mais sociável, porque não dizer. (Apesar de estar totalmente fora do tempo original, ainda pretendo seguir as 21 mensagens /dias, pelos benefícios que trarão).

Assim, decidi participar do Desafio 7 Dias, mesmo com a incerteza se terei condições de corresponder ao prazo proposto. Vou postar o link original e as providências que vou conseguindo viabilizar. Mais informações, acessem: Análise Blogueira.

Vamos ao desafio:

Desafio 7 Dias – Etapa 01: Organize-se e Otimize seu Tempo!

Email

A dica em relação ao email não foi bem aproveitada no meu caso e eu explico: Uso o GMail. Estranharam?

Pois bem, eu comprei a idéia do serviço que sugere nunca apagar os seus emails e sim efetuar uma busca.  Não os separo em pastas e nem me preocupo com a quantidade. A sequencia do fluxograma acaba simplificada:

Lixo/Lida sem informações a serem guardadas -> Lixo

Referencia/Algum dia -> Deixo arquivado, no Gmail posso efetuar busca e reencontrar qualquer mensagem dessas que não contém nada de crítico e urgente.

Ação -> Ação

Ação que demora -> Imprimo.

Todas as contas de email que possuo foram direcionadas para o GMail, assim leio tudo num único lugar (aposentei o meu Thunderbird). O Anti spam é excelente. E por força de meu trabalho, tenho e posso acessar o meu email várias vezes por dia, então isso deixa de ser um problema.

Organizando textos, ideias, posts e afins

Não uso feeds (nenhum importante) (Malditos Feeds, resolvido) e nem programas para centralizar tarefas. Podem me chamar de velho, mas uso: papel.

Posso até usar um editor para anotações, mas apenas como fonte para o velho papel.

O que a dica me alertou e fiz: Criei uma pasta (física mesmo) para centralizar essas coisas e incluí em meu checklist o manuseio diário, considerando as prioridades.

Coloque  tudo em uma checklist, sempre.

Eu gosto de checklist mas o dia a dia acaba por desativá-los, pois quando existem tarefas repetitivas acabam entrando em nosso sub-consciente e a gente vê uma certa inutilidade.

Certo! Recriei o meu cheklist. Mas inclui na minha página de administração (depois explico).

A revisão (Revise) faz parte, agora, do próprio cheklist criado.

Não se disperse

Esse é meu ponto nevrálgico.

[RELATO] Trabalho numa loja de Automação Comercial, que tem uma Lan House com 7 máquinas, um showroom de peças de informática e ainda faço manutenção de computadores. O dono (um amigo) sai para atender os clientes e eu fico na retaguarda. Abro e fecho a loja (que vai até às 22 Hs). Em relação ao site o que deve ser feito tem que ser nesse meio (em tempo: moradia e trabalho se confundem). [/RELATO]

A concentração e continuidade são complicadas devido as características do meu trabalho e dia a dia. “Tio põe tempo”; Telefone; “Dá para você liberar meu computador pra ontem?”; “Qual o preço disso aqui?”; “A internet caiu?”; e vai…

A única coisa a meu favor: Não uso MSN! :-)

Qual a próxima ação?

Nesse aspecto eu já sigo as instruções, pois não confio na minha mente. Sempre que alguma idéia surge vai direto para o papel (ele de novo), o maior problema é sair do papel, ora pelo meu pouco conhecimento, ainda, de CSS e Design, ora pela elaboração do tipo de artigo que costumo escrever que requer alguma pesquisa extra, ora pelo tempo disponível, ora pelo cansaço mesmo!

Observações:

Fiquei devendo a minha página de administração. Eu criei e estou alterando constantemente, uma página que contém informações e ferramentas úteis para a manutenção do site. Coisas como lista de links; Pequenos códigos para ajeitar as postagens; Meu checklist; Serviços on-line (imagens, editores, etc); É uma página protegida por senha, longe dos usuários normais, contendo diversas utilidades e que é adaptada sempre que necessário.

A leitura terei que me esforçar mais, a começar por baixar os livros.

Apesar das poucas providencias reais, acredito que possam ajudar a melhorar a administração do meu tempo, ou então, chamar mais a atenção as pendências não resolvidas.

Upgrade

Segue uma cópia do meu checklist. É simplificado, mas tem uma particularidade. Eu inclui o checklist como um box em minha página de administração (é protegida por senha) e aproveitei para capturar um outro box com algumas pendências. Essa página concentra diversas tarefas de minha vida de webmaster. :-)

checklist

E aí? Me sai bem?

Comente