Blog do Planalto


Lançado oficialmente em 31/08/2009, mas contendo postagens desde 03/04/2009, o Blog do Planalto é um novo canal de comunicação da Presidência com a sociedade em geral.

blogplanalto1

O site possui vários lay-outs que podem ser trocados, conteúdo escrito, em imagens, vídeos e som, fazendo um bom uso dos recursos disponíveis. Além disso o designe permite que você avalie cada artigo, envie para outros serviços, imprima, publique em seu blog, porém contém um defeito, não permite comentários.

Manter um sistema de comentários num site da presidência da república, com essa visibilidade, não deve ser tarefa fácil, mas certamente a população gostaria de poder comentar cada passo do Planalto, é democrático.

Mas nem tudo está perdido. O Blog do Planalto está sob licença da Creative Commons, com a seguinte observação: “Todo o conteúdo de Blog do Planalto está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.”

Isso significa que o conteúdo do Blog do Planalto poderá ser copiado, distribuído, exibido e executado, além de poder criar obras derivadas. Mais detalhes aqui.

Com essa premissa a Daniela Silva, da Esfera, criou o planalto.blog.br.

cloneblogplanalto1

É quase um clone perfeito do Blog do Planalto, mas o seu objetivo é reproduzir, integralmente, o conteúdo do Blog do Planalto com uma diferença básica: Permite Comentários!

Poucos dias depois de lançado o Blog do Planalto ganha seu clone o planalto.blog.br com missão de permitir que você possa ter voz, através dos comentários, em cada ação da Presidência da República. No site um alerta: “Atenção – este não é o Blog do Planalto original. É uma cópia que permite comentários. Todo o conteúdo é retirado automaticamente e sem interferências de lá e esta licenciado sob CC-by-sa-2.5”. A repercussão na Internet foi grande, veja alguns exemplos:

Site replica blog do Planalto e permite comentários

Blog do Planalto clonado

Clone do Blog do Planalto permite que internauta comente os posts da Presidência

É claro que esses comentários ativados podem trazer problemas, a Internet não é tão boazinha assim, e certamente haverão muitos comentários maldosos, para não dizer, chulos.  Por esse motivo o pessoal da Esfera está discutindo uma forma de criar uma moderação desses comentários, sem ferir a democracia do planalto.blog.br.

O link para participar dessa discussão é: [Tarefa pro mutirão] Moderação colaborativa para o clone do Blog do Planalto.

Mas ora, por que esse post logo aqui?

Ambos os Blogs, Blog do Planalto e o planalto.blog.br são produzidos no WordPress… :-)

Comente