Como achar drivers de instalação.


Muitas vezes necessitou de identificar um dispositivo para ser instalado no Windows e nem sabe como encontrá-lo.

Existem algumas formas de efetuar essa identificação, usar programas como  CPU-Z, que identifica placa mãe e seu fabricante, Unknown Devices, que faz o mesmo com diversos componentes, entre outros. Obs: Esses programas estão presentes no Hirens Boot CD, já tratado em outro artigo.

Outra forma é usar informações do próprio Windows e buscar informações na Internet. Para tanto, usar a sequencia: Iniciar; Configurações; Painel de Controle; Sistema; Hardware (Aba); Gerenciador de Dispositivos (Botão). No Dispositivo que deseja identificar clique duas vezes e entre em propriedades.

device2

Na aba recursos aparece a identificação do dispositivo, o que voce vai precisar é das duas primeiras sequencias numéricas (em hexadecimal), no nosso exemplo são 10DE e 026B. Com essas informações voce pode pesquisar os detalhes do dispositivo, seu fabricante, modelo, etc. Use um dos sites abaixo:

The PCI ID Repository

PCIDatabase.com

Após isso é procurar no bom e velho Google a página do fabricante ou referências do driver em sites alheios.

3 Respostas para “Como achar drivers de instalação.”

  1. Tipo … O meu e o linux e ele e um bosta e ainda e em ingles e eu não tenho a minima ideia de onde está o painel de controle ! Ajuuda !

  2. E tbm ,o meu e mt diferente …POorque o Gerenciador de Dispositivos foi faci achar , mas qnd eu fui ver eu não achei propriedades nd ! E agora oq eu façoo ??

    1. Em relação ao Linux, pouco posso ajudar, já que a dica se aplica ao Windows. Mas acho que nesse CD do Hirens:

      http://www.bdibbs.com.br/2009/nova-versao-hirens-101

      Você consegue executar um Windows do CD e tentar rodar algum programa que liste os dispositivos e suas identificações, sei quem tem, mas vai ter que procurar.

      Boa sorte.

Comente