Projeto NTP.br


“O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão de alguns milésimos de segundo, e só há vantagens em se fazer isso! O NTP.br através de seus servidores públicos ajuda a manter seu computador e sua rede sincronizados com a Hora Legal Brasileira e com o Tempo Universal Coordenado (UTC).”

Utilizando os recursos do próprio Windows para manter a hora certa, basta digitar o seguinte comando numa tela de prompt:

C:\ net time /setsntp:”a.ntp.br b.ntp.br c.ntp.br”

Ou então clicar no relógio, depois na aba “Internet Time”, habilitar a sincronização automática via Internet e realizar a configuração dos servidores.

Os servidores do NTP.br são os seguintes:

Nome Endereço
a.ntp.br 200.160.0.8
b.ntp.br 200.189.40.8
c.ntp.br 200.192.232.8

Pesquise a forma de fazer o mesmo com o Sistema Operacional de seu uso. No site oficial do projeto existem diversas informações a respeito:

http://www.ntp.br/

Uma resposta para “Projeto NTP.br”

  1. Para aumentar o nível de informação sobre o serviço NTP acesse esse site:

    http://www.nardol.org/2009/3/12/ntp-pool-aumentando-a-participacao-brasileira

Comente