E o BBS completará 30 anos…


Hoje encontrei algumas pérolas sobre o assunto BBS.

Apesar do BDI BBS ter funcionado por 10 anos (1991-2001) eu não sabia o exato momento que nasceu o tipo de programa/serviço que é o BBS. Segundo o artigo abaixo, o BBS nasceu em 16 de janeiro de 1978.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/…

Ao correr para editar esse artigo, e por pura preguiça de digitar o endereço do blog, fiz uma busca de “bdi bbs” no google, e para minha nova surpresa encontrei:

Lista de Usuários B.D.I. BBS – BANCO DE DADOS INTEGRADO

É isso mesmo! Uma lista de usuários do BDI BBS capturada em Março de 2000 (pela verificação que fiz) e aparentemente completa pois tem mais de 6000 usuários.

Corri para publicar aqui e para tirar uma cópia, pois meus velhos backups em disquete, só em sessão espírita… :-)

14 Respostas para “E o BBS completará 30 anos…”

  1. Olá.
    Legal a iniciativa de recordar o BDI-BBS.

    Voce por acaso ainda teria os pacotes de msgs QWK?
    Seria legal para o pessoal poder relembrar os papos da epoca.

    Um abraço

    Mauro R.V.

    1. Ainda não disponho de ferramentas para gerar um pacote QWK, mas já consegui recuperar um backup inteiro do BDI após um trabalho arqueológico… :-)

      Vou tentar “virtualizar” uma máquina com DOS e o BDI para ver até onde chego.

      Mas vale a pena visitar todo o site, pois tem mais material espalhado por aí.

  2. Legal! :-)
    A idéia a maquina virtual é boa. Já fiz uma VM com DOS e tinha um gerenciador de BBS instalado para teste e funcionava muito bem em modo local.
    Se voce tiver um backup completo do gerenciador (RA?) de repente pode até pôr ele no ar da maquina virtual com o netserial. :-)

    Depois vou dar uma passeada pelo site.

    Um abraço

    Mauro R.V.

    1. Veja que ainda está na casa das ideías pois para por em pratica eu teria que armar todo o circo, pois uso Velox com IP dinâmico.

      Tem ainda alguns impensílios pois eu devo ter outros backups de épocas diferentes e alguns ainda em disquetes que deverão ser “recuperados” visto que disquete antigo, leia-se possivelmente mofados, não devem estar assim tão íntegros.

      Tem o próprio ambiente do site que estou trabalhando nele e ainda não está pronto.

      Além disso o backup que tenho é do final do BBS, nem de longe da fase mais interessante em termos de mensagens.

      Legal mesmo que eu encontrasse material da época da LusoNet, seria muito bom.

      1. O problema do IP dinâmico é contornavel com o DynDNS. O mais difícil vai ser achar algum emulador que ainda funcione, ou não?

        1. Amigo Perry, Onde andas? Feliz vê-lo.
          Na verdade cada problema tem uma solução, DynDNS, NoIp, para o domínio, VirtualBox, VM, para o ambiente, DOS e RA tem nos backups, o que me falta, em termos de programa é fazer server em Telnet, mas com pesquisa isso é possível.
          Outro fator é o tempo, que anda curto, e a incerteza se vou conseguir manter essa estrutura atual por muito tempo, a crise está rondando aqui. O provedor http://www.bdibbs.com.br não é o problema, mas o Velox aqui, não sei não… :-(

  3. Trabalhão mesmo! :-)

    Eu também as vezes fico revirando backups querendo achar antigos pacotes BW e QWK. Adoro reler as msgs daquela epoca.

    Tenho alguma coisa em pacotes da RBT e, creio, algo da Fidonet. Da Lusonet acho que pouquissimas msgs.

    Se interessar lhe mando. É só falar. 😉

    1. Ainda tenho muita tralha a revirar entre uma tarefa e outra do trabalho, a vantagem é que trabalho em casa (ou quase). Ainda está muito no início, deixa aumentar o número de doidos, digo, usuários que vamos inventar coisas legais.

  4. Lauro, dá pra usar o no-ip.com pra direcionar um hostname fixo pro seu velox. Considerando a quantidade de coisas em um bbs, eu duvido que isso impacte a sua conexao internet. Bota isso funfando ai! 😀

    1. É um detalhe a analisar, vide resposta ao Perry, lembre-se que o BBS funcionava a 33600, eu tenho um Velox 1024/320. Ou seja, 320 para saída, que nunca são isso de fato, e hoje é usado em uma Lan House, na bancada, nas residências (Marcos e meu canto).
      Se fizer sucesso vai ser pouca banda.
      Tem como limitar, mas não posso sobrecarregar o link de saída, assim seria uma porta e talvez não mais.

  5. Fala Lauro, quem capturou a lista de usuários da B.D.I BBS fui eu e a enviei pra lista da finada RBT (Rede Brasileira de Teleinformática) no Yahoogroups que eu mantenho com outros antigos usuários. Eu era sysop da The House Enterprise BBS por um breve período, até que em 1997 deu uma pane no meu disco rígido e perdi tudo (tinha backup) mas faltava motivação pra reativar. Então puxei o plugue.
    []’s
    RioBORG

    1. Bruno,
      Não me surpreendo, não faz idéia das referências que ainda encontro. Essa lista eu tenho a intenção de usá-la para tentar reunir um pouco a turma, mas o site ainda está no início e gostaria de ter um ambiente mais “social” para abrigar os usuários.
      São sonhos… :-)

      1. Acredito que a idéia é boa… e a sua página está trazendo velhos usuários pra cá graças ao Google. O jeito agora é criar uma espécie de Mural, ou algo do tipo pra todos que forem aparecendo trocarem idéias, ou uma Mailing-list. Algo do tipo.

        1. 😉
          Ainda pretendo fazer uma chamada mais eficiente, no momento é graças ao Google mesmo. Quanto ao Mural, tenho uma experiência em curso nesse endereço:
          http://www.tamoiosonline.com.br/mural

Comente